Seu Lugar Viagens

Seu voo atrasou ou foi cancelado? Conheça os seus direitos

Você já se viu em uma situação em que estava empolgado com a sua próxima viagem, pronto para decolar rumo a um destino incrível, apenas para descobrir que o seu voo foi cancelado? Não é uma situação incomum, e pode ser frustrante, mas é importante lembrar que, como passageiro, você tem direitos que podem ajudar a tornar essa experiência um pouco menos estressante. Neste artigo, vamos explorar esses direitos e o que você pode fazer quando o seu voo é cancelado.

  1. Informações Claras e Atualizadas

Quando o seu voo é cancelado, a primeira coisa que a companhia aérea deve fazer é informar claramente sobre a situação. Eles devem fornecer informações atualizadas sobre o motivo do cancelamento e o que acontecerá em seguida. Isso inclui a oferta de alternativas, como remarcação do voo, reembolso ou acomodação em um voo de outra companhia, se necessário.

  1. Direito a Assistência

A assistência material precisa ser oferecida gratuitamente pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contando a partir do momento em que houve o atraso ou cancelamento, conforme demonstrado a seguir:

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone, etc);
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche, etc);
  • A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte ida e volta. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto
  1. Reembolso ou Remarcação

Se o seu voo for cancelado e você optar por não ser acomodado em um voo alternativo, você tem o direito de solicitar um reembolso total do valor do bilhete. A companhia aérea deve processar essa solicitação de acordo com as regras estabelecidas.

Alternativamente, você pode escolher a remarcação do voo para a mesma rota, dependendo da disponibilidade. A companhia aérea deve providenciar isso sem custos adicionais.

  1. Documente Tudo

Ao lidar com um voo cancelado, é importante documentar todos os detalhes relevantes. Guarde todos os recibos de despesas extras que você incorrer devido ao cancelamento, tire fotos dos painéis de informações no aeroporto e, se possível, faça anotações sobre as comunicações com a companhia aérea. Isso pode ser útil ao reivindicar compensação posteriormente.

Em resumo, embora um voo cancelado possa ser uma experiência frustrante, é importante saber que você tem direitos como passageiro. Esteja ciente desses direitos e não hesite em exercê-los quando necessário. Viajar pode ser imprevisível, mas estar informado e preparado pode tornar essas situações inesperadas mais gerenciáveis. Lembre-se de que, no final das contas, o objetivo é chegar ao seu destino com segurança e aproveitar a sua viagem ao máximo.

Teve o voo cancelado? Nós podemos te ajudar

Na Seu Lugar Viagens prestamos toda a assistência necessária antes, durante e após o término da viagem. Além disso, todos os nossos clientes contam com assessoria jurídica para resolver eventuais problemas que possam ter com as cias aéreas.

Entre em contato conosco e comece a organizar sua próxima viagem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *