Seu Lugar Viagens

Checklist de viagem internacional: documentos que não podem faltar

Viajar para o exterior é uma experiência emocionante e enriquecedora, mas também envolve uma série de preparativos e planejamento. Um dos aspectos mais importantes a serem considerados é a documentação necessária para sua viagem internacional. Esquecer ou perder documentos essenciais pode transformar seu sonho de viagem em um pesadelo. Para ajudar a garantir que tudo corra tranquilamente, preparamos um checklist de documentos que não podem faltar na sua aventura internacional. Vamos conferir!

  1. Carteira de Identidade (RG):

Muitas pessoas pensam que o primeiro item do checklist de viagem internacional é o passaporte, mas saiba que nem todos os países exigem que o turista brasileiro o apresente. Um exemplo disso são os destinos que fazem parte do acordo Mercosul, como Uruguai, Chile, Peru, Argentina e outros da América do Sul.

Portanto, se a sua viagem é aqui mesmo, em nosso continente, o RG é o primeiro da sua lista de documentos. Mas fique atento, porque ele deve estar em bom estado de conservação, para facilitar a identificação. Ainda, a validade do documento para viagens internacionais precisa ser de uma expedição com menos de 10 anos.
Passaporte:

  1. Passaporte:

O passaporte é o documento mais importante para viagens internacionais. Certifique-se de que seu passaporte está válido por pelo menos seis meses após a data de retorno planejada. Além disso, verifique se há páginas em branco para carimbos de entrada e saída dos países que você visitará.

  1. Visto:

Para muitos destinos, um visto é obrigatório. Pesquise os requisitos de visto para o país que você planeja visitar e inicie o processo com antecedência, se necessário. Alguns países oferecem a opção de visto eletrônico, o que pode simplificar o processo.

  1. Carteira de Motorista Internacional:

Se pretende alugar um carro durante sua viagem, a carteira de motorista internacional é essencial. Ela é uma tradução do seu documento de motorista nacional e é reconhecida em muitos países.

  1. Cartões de Crédito e Dinheiro em Espécie:

Leve consigo cartões de crédito internacionais e algum dinheiro em moeda local do país que você visitará. É importante informar seu banco sobre a viagem para evitar bloqueios por atividade suspeita.

  1. Seguro de Viagem:

Um seguro de viagem é fundamental para lidar com imprevistos como doenças, acidentes ou cancelamentos de voos. Em alguns países, o seguro-viagem é obrigatório e você deve contratar uma cobertura mínima de acordo com a exigência do destino escolhido. Mas embora muitos países não o exijam, é fundamental que você contrate um. Isso porque, é ele que garante a sua segurança ao longo de toda a viagem. Verifique se o seguro cobre todas as eventualidades e leve os documentos relacionados.

  1. Reservas e Comprovantes:

Imprima ou salve digitalmente todas as reservas de voos, hospedagem, aluguel de carros e atividades. Caso você fique hospedado na casa de parentes ou amigos, tenha também uma carta-convite assinada pela pessoa que te receberá. Pois todas essas exigências podem ser necessárias para que a imigração tenha certeza que sua permanência no país é temporária.

  1. Cartão de Vacinação:

Alguns países exigem comprovantes de vacinação para doenças específicas, como a febre amarela. Certifique-se de estar atualizado e tenha o cartão de vacinação em mãos.

  1. Autorização de Viagem para Menores:

Se estiver viajando com crianças, verifique se é necessária alguma autorização especial dos responsáveis legais, especialmente se a criança estiver viajando com apenas um dos pais.

  1. Lista de Contatos de Emergência:

Tenha uma lista de contatos de emergência, incluindo números de telefone da embaixada ou consulado do seu país de origem no destino. Isso pode ser útil em situações de crise.

Gostou do nosso checklist de viagem internacional?

Antes de embarcar em sua próxima aventura internacional, certifique-se de que todos os documentos necessários estão em ordem. Seguir este checklist garantirá que você esteja preparado para lidar com qualquer situação que possa surgir durante sua viagem e permitirá que você desfrute ao máximo da sua experiência no exterior. Lembre-se sempre de verificar os requisitos específicos do país que você está visitando, pois as exigências podem variar.

Agora que você conferiu todos os documentos necessários para o embarque internacional, que tal planejar a sua viagem com a gente? Apesar do tema de hoje ser específico, uma viagem ao exterior requer ainda alguns outros detalhes, como o planejamento e nós da Seu Lugar Viagens, temos uma consultoria de viagem completa para te ajudar nesta jornada. Entre em contato e converse com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *